Notícias

Você sabia?

Empresas que atuam em mais de um estado brasileiro tem que seguir em média 4.869 normas tributárias

Não é novidade para todos nós, em especial, para os empresários de todas as áreas de atuação no mercado brasileiro, que a nossa legislação é confusa, complexa e de difícil interpretação. Os desafios em acompanhar a atualização da norma tributária se torna um verdadeiro obstáculo na vida de entidades, associações e todos aqueles que precisam estar em conformidade com o Fisco, e, que não podem correr o grave risco de ter o seu nome e o seu negócio respondendo por crimes tributários.

Um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) aponta que foram editadas mais 7,1 milhões de normas. Em média são editadas 829 normas por dia útil. Em matéria tributária, foram editadas 466.561 normas. São mais de 2,26 normas tributárias por hora (dia útil).

Em 34 anos de Constituição, houve 18 emendas constitucionais tributárias. Foram criados inúmeros tributos, como CPMF, COFINS, CIDES, CIP, CSLL, PIS IMPORTAÇÃO, COFINS IMPORTAÇÃO, ISS IMPORTAÇÃO. Foram majorados praticamente todos os tributos. Em média cada norma tem 3 mil palavras.

Desde 05 de outubro de 1988 (data da promulgação da atual Constituição Federal), até o dia 30 de setembro do presente ano, foram editadas 7.129.074 (sete milhões, cento e vinte e nove mil e setenta e quatro) normas que regem a vida dos cidadãos brasileiros. Isto representa, em média, 575 normas editadas todos os dias ou 829 normas editadas por dia útil.

Fonte: https://ibpt.com.br/quantidade-de-normas-editadas-no-brasil-34-anos-da-constituicao-federal-de-1988

Estudo

Notícias

Últimas notícias