Notícias

Sua empresa está pagando mais impostos do que deveria?

Quando o empreendedor começa uma sociedade empresarial, o ponto de partida está na construção e consequente registro do contrato social. O outro ponto, certamente, é a importante escolha quanto ao regime tributário, que melhor se adeque ao seu negócio. E, esta escolha não é fácil, pois requer conhecimento sobre o complexo sistema tributário brasileiro e, claro, planejamento a curto, médio e longo prazo.

A importância central quanto a essa escolha, é justamente, porque o regime tributário influenciará nas contas a pagar. Se a sua empresa está inserida no regime tributário ideal, a carga a ser suportada, apesar de alta, está prevista no seu orçamento, e, benefícios podem ser alcançados. ⚠️Mas, se o regime tributário escolhido não for a melhor opção para o seu negócio, você pode estar pagando mais impostos do que deveria.

🤔Caso sua empresa se encontre nesta situação, a revisão fiscal poderá ser a solução para recuperar os créditos tributários, que voltarão para o caixa do seu empreendimento. Essa experiência servirá de alerta para o imediato planejamento empresarial e tributário, que deve nortear a sua jornada daqui para frente.

📓Vale ressaltar aqui, que atualmente, temos 03 tipos de regimes tributários:

Simples Nacional: voltado para micro e pequenas empresas, possui um baixo grau de complexidade, pois concentra o recolhimento de 8 impostos numa única guia.

Lucro Presumido: este regime é para empresas com receita de até R$ 78.000.000,00 com a cobrança dos impostos separadamente com sistema de débitos e créditos e com IRPJ e CSLL sobre um lucro presumido.

Lucro Real: com alto grau de complexidade, este regime alcança qualquer nível de receita com a cobrança dos impostos, separadamente, com sistema de débitos e créditos e com IRPJ e CSLL sobre o lucro real apurado. Outra peculiaridade é que as empresas inseridas neste tipo de tributação estão obrigadas a apresentar à Secretaria da Receita Federal os registros especiais de seu sistema contábil e financeiro.

Notícias

Últimas notícias