Notícias

Governança Corporativa: Veja se sua empresa está preparada para esta jornada

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle de demais partes interessadas” (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC).

Importante ressaltar, que os princípios que regem este sistema são os pilares para a jornada de qualquer atividade empresarial. Para seguir nesta duradoura jornada da governança corporativa, comece por organizar, implementar e divulgar todos os princípios que norteiam a sua empresa. Dentre esses princípios norteadores, tenha especial atenção a estes dois:

👉🏻 Transparência: não fique restrito somente ao que determina as legislações. Mostre para a sua equipe o caminho que a empresa está trilhando e onde almeja chegar. O valor da sua organização está muito relacionado à visibilidade e compreensão, que todos os envolvidos possuem sobre esta.

👉🏻 Responsabilidade corporativa: o empresário deve se atentar para a viabilidade econômico-financeiro do seu negócio. E, levar em consideração os fatores determinantes e diretamente interligados, que são: humano, social, ambiental e reputacional.

E, veja: a implementação e efetividade desses princípios deverão reger e refletir à realidade do seu empreendimento. A partir destes, o seu negócio irá se desenvolvendo sobre pilares sólidos de uma boa governança corporativa, que facilitará o caminho da sua empresa em conformidade com as legislações, que estão em constantes transformações para se adequarem às novas exigências do mercado moderno e globalizado.

É uma longa jornada, com muitos desafios e frutos, que certamente, serão colhidos, a médio e longo prazo. Por isso, comece hoje!

Notícias

Últimas notícias