Notícias

Como prevenir crises e problemas na sua empresa?

Temos uma cultura – apesar de já visualizarmos sinais de mudanças entre várias pessoas – de procurarmos ajuda somente quando o problema já se faz presente. E, no mundo dos negócios não é diferente.

Já tratamos algumas vezes aqui, da importância e vantagens, que um bom planejamento pode oferecer para a saúde financeira do seu negócio, e, a consequente longevidade da sua empresa. Afinal, abrir uma empresa já com data certa para fechá-la, não é objetivo de nenhum empresário. Quando há decisão de ser o condutor do próprio negócio, inúmeras barreiras já foram vencidas, e, daqui pra frente, para muitos, o caminho da volta não seria mais viável.

E, é pensando no presente e no futuro, que o empresário começa a buscar profissionais que possam lhe auxiliar na condução dessa jornada, que está sempre direcionada para a frente. Começamos, então, pelo planejamento! E, você sabe qual o objetivo principal de um planejamento? É sobre isso, que precisamos conversar!

O objetivo principal é a longevidade saudável do seu negócio, de forma a permitir, num futuro próximo ou distante, a sua sucessão com mais segurança e tranquilidade para todos os envolvidos. E, para isso, precisamos fazer valer um ditado, que não raras vezes, repetimos: “é melhor prevenir do que remediar”.

Como prevenir crises e problemas na sua empresa? Vamos destacar 03 pontos cruciais!

1. Identificação: fórmulas não existem! Mas, sim, um ponto de partida: identificar riscos (fraquezas) e oportunidades (forças) da sua empresa.

2. Mapeamento: identificados os riscos e as oportunidades, vamos seguir para o mapeamento. O mapeamento é fundamental para deixar, sempre acessíveis, os setores, os produtos, as fases de negociação, aquisição / produção / venda (de acordo com cada tipo de atividade econômica).

3. Gerenciamento: pronto! Sua empresa está toda mapeada bem à sua frente. Agora, você consegue ver num único relatório tudo aquilo que você precisaria analisar através de vários relatórios, que chegariam até você, separadamente, por setores da sua empresa. A partir de agora você terá condições de gerenciar os riscos e as oportunidades que o seu negócio possui.

A partir deste momento, é que você, empresário, começa de fato, a gerir o seu negócio. E, quanto antes você entender, que toda atividade empresarial implica em riscos, mas que estes riscos devem estar sob o seu controle, mais sucesso o seu empreendimento terá!

Aguardamos você para uma conversa! Conte conosco!

Notícias

Últimas notícias